Capivari de Baixo

Após um ano de estudos e adaptações de projetos, a Tractebel Energia inicia, na próxima segunda-feira, às 10 horas, as obras do Parque Ambiental Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. A reserva ocupará uma área de 35 hectares junto ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. O lançamento da pedra fundamental abre a Semana do Meio Ambiente do Complexo (Sema), que inicia segunda e segue até sexta-feira.

A ideia do presidente da empresa, Manoel Zaroni Torres, de transformar áreas antes degradadas em parque ambiental foi planejada pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul (Faepesul) e coordenada pelo professor e arquiteto tubaronense Rodrigo Althoff Medeiros. Com a colaboração de seis profissionais, entre os quais paisagistas, arquitetos e alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Unisul de Tubarão, o projeto foi desenvolvido em 14 meses.

“Nosso desejo é que este parque seja um polo regional de cultura e educação ambiental”, afirma Zaroni, ao enumerar os ambientes e locais planejados para o parque, como centro de cultura e sustentabilidade, museu do complexo, auditório, cantina, horto florestal, concha acústica, lago, pistas de caminhadas e ciclovias.

Nesta primeira etapa, será construída toda a infraestrutura do parque, como portaria, vias de acesso, lago, pistas de caminhadas e ciclovias. Esta parte da obra deverá ser concluída em oito meses. Já no primeiro semestre do próximo ano, serão iniciadas as obras civis. A meta do engenheiro que coordena o projeto, Alexandre Thiele, é finalizar todo o projeto em dois anos.