Na área da saúde, o atendimento humanizado se destaca ainda mais por oferecer aos pacientes sentimentos amor, empatia, carinho e atenção, que são fundamentais para o tratamento e recuperação mais rápidas e melhores. Normalmente, essas normas são trabalhadas em equipe, mas, ainda assim, nada impede que um profissional, percebendo uma condição entre seus pacientes, encontre uma solução especial e que funcione bem para todos. 

Foi isso que aconteceu recentemente em uma unidade de atendimento do SUS na cidade de São Fidélis, no Rio de Janeiro. O ginecologista Genilson Gomes Carneiro Filho estava há algum tempo recebendo reclamações de suas pacientes. As mulheres precisam chegar muito cedo até a unidade para tirarem suas fichas de atendimento, que muitas vezes só acabam à noite, e ficam com fome enquanto esperam.

Então, o Doutor Genilson, que mora na capital e todos os dias se locomove para São Fidélis para realizar os atendimentos, decidiu resolver o problema, e fez de uma maneira muito especial. No último sábado, 18 de maio, ele ofereceu café da manhã e lanche para as pacientes que atenderia no dia.

Conforme relatado ao SF Notícias por Genilson, as pacientes chegam cedo para pegar a ficha e os atendimentos só acabam à noite. “Por isso tive a ideia de, agora, em todas as consultas, ter esse lanchinho, que foi, sim, financiado por mim”, explicou.

No entanto, essa não foi a primeira surpresa positiva vindo do ginecologista. As pacientes também apreciam o fato de ele ir trabalhar aos sábados, porque não é algo com o qual estão acostumadas.

“Nunca tinha visto um médico atender pelo SUS aos sábados, pelo menos aqui em São Fidélis”, relatou uma paciente.

A ideia de estender o atendimento surgiu junto à a campanha do Outubro Rosa de 2018, que aconteceu em um sábado e foi muito bem aceita pela população.