Na inauguração do presídio regional, esta semana, Manoel Bertoncini já demonstrava total disposição para trabalhar.
Na inauguração do presídio regional, esta semana, Manoel Bertoncini já demonstrava total disposição para trabalhar.

Karen Novochadlo
Tubarão

Na próxima segunda-feira, o prefeito licenciado de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), reassume a sua função. Ele ficou afastado do cargo por cerca de um mês devido a problemas de saúde. No primeiro dia de trabalho, deve participar de reuniões para se inteirar dos trabalhos da casa.

Quarta-feira, ele havia adiantado ao Notisul o desejo de retornar ao trabalho já na segunda-feira, pois já se sentia bem de saúde. Na manhã desta sexta-feira, ele confirmou a informação ao secretário de governo da prefeitura, Edson Firmino.
No último fim de semana, em uma coletiva, Manoel declarou que em até 15 dias voltaria ao batente. Em agosto, ele foi internado no Hospital Socimed, em Tubarão, para se tratar de uma pneumonia.

Ele contraiu a doença após visitar o local onde são desenvolvidas as atividades do Projeto Navegar, no Rio Tubarão, depois de uma sessão de quimioterapia. Ainda no início do último mês, Manoel teve uma pequena isquemia cerebral, com perda visual mínima. Também teve uma parestesia (uma espécie de formigamento) na face, da qual já se recupera.
Logo em seguida, foi para São Paulo, onde realizou uma angioplastia, um pequeno procedimento cirúrgico para desobstrução de uma artéria. O procedimento foi realizado na carótida, uma artéria que leva sangue do coração para o cérebro.