Tubarão

Uma ação de extensão da Campanha ‘Família Protegida’, que ocorreu durante todo o mês de agosto, ocorre neste fim de semana. Durante o sábado, das 10 às 22h, e domingo, das 11 às 22h, o Farol Shopping recebe, mais uma vez, a equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para promover a imunização na população.

Bebês, jovens, adultos e idosos podem se vacinar na ação. Todas as vacinas ofertadas são as que constam no Calendário Nacional da Vacinação, aqui. Lembrando que os interessados devem levar a caderneta de vacinação e/ou cartão dos SUS.

A mobilização surgiu como um método de prevenção aos possíveis surtos das doenças, por causa da falta de pessoas se imunizando. Assim, atualizar as cadernetas é importante para tanto para sua proteção individual, como também toda a população, já que a maioria das doenças são transmissíveis por vias aéreas e de fácil contágio.

Diante dos dados do cenário epidemiológico do país, e também casos suspeitos na cidade, a campanha foi estendida e tem como objetivo alcançar os indicadores da vacinação na população geral, de todos os públicos, relata a coordenação. “Percebemos que a campanha não poderia finalizar logo no período que onde os números estavam aparecendo. Após reunião interna, pensando na vigilância em saúde, concordamos em prorrogar a estratégia e continuar mobilizando os tubaronenses”, pontua a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Vanessa Venâncio.

É importante ressaltar também que a sala de vacina da Policlínica Central, situada na rua Antônio Delpizzo Júnior, está em horário ampliado para que a população tenha outra disponibilidade de horário para ir se imunizar. O horário de funcionamento é das 8 às 22h, com distribuição de senhas até as 21h.