A Pró-Vida, em Tubarão, que já fazia parte de um seleto grupo de unidades de saúde do Sul do Brasil, acreditadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2017, acaba de dar mais um grande passo. O grupo agora é Acreditado Pleno – ONA 2. 

A certificação é concedida a organizações prestadoras de serviços para a saúde, serviços odontológicos, de saúde e programas da saúde, e prevenção de riscos que, além de obedecer rigorosos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com a realização de processos coordenados e eficiente comunicação entre os setores, colaboradores e clientes. 

“Para conquistar essa importante certificação, todo o complexo passou por uma série de avaliações e aperfeiçoamentos. Tudo realizado com mais rigor e determinação. Foram inúmeras ações estabelecidas para atender todos os critérios da ONA, mas sempre buscando aprimorar nosso objetivo que é promover a saúde das pessoas, oferecer serviços especializados, de qualidade, com competência, tecnologia e atendimento humanizado”, comemora o diretor e médico Jaime César Gelosa Souza.

Para conquistar a certificação, a unidade passou por avaliações do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), instituição acreditadora que mais tem se destacado no mercado pelos seus diferenciais de apoios técnico, desde o diagnóstico organizacional, equipe altamente especializada, com cursos de capacitação de destaque e reconhecido nacional.

“Para conquistar o nível 2, todos os colaboradores da clínica se dedicaram muito. Foram realizadas várias ações, reuniões, mas acima de tudo, houve um grande engajamento de todo o Complexo Médico para que todos os requisitos fossem compreendidos e cumpridos. Essa nova certificação da clínica trouxe ainda mais disposição e fortalecimento para atender diariamente as inúmeras pessoas que passam pelos nossos departamentos”, ressalta a gestora de qualidade e segurança Camila Krobel.

Próximos passos

Para o Dr. Jaime, os desafios não terminam aqui. “Agora é seguir com essa certificação e aprendizado. Trabalhar ainda mais para manter esse reconhecimento durante o período vigente e continuar na busca para alcançar o nível 3 – Excelência em Gestão. Andar que a Pró-Vida, com certeza, terá mais reconhecimento e crescimento para atender com mais excelência toda a comunidade e região”, completa o diretor.

ONA Nível 1

Em 2017, a Pró-Vida recebeu a primeira acreditação ONA, onde a certificou pertencer ao seleto grupo de instituições nacionais com sinônimo de qualidade e segurança em saúde. A metodologia ONA é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conta com representantes de instituições acadêmicas e organizacionais de saúde de mais de 100 países.