15 dias, 1 mês, 2 meses, 3 meses, 4 meses… desde março imergimos em um novo mundo, um novo jeito de viver. Você já tinha imaginado trabalhar de casa todos os dias da semana ou quase todos? Pois é, nem eu…

Para encarar isso, um dos itens mais importantes para ter um bom desempenho, logicamente, é ter um bom local de trabalho em casa, o tal home office. Mas me diz: o seu local é agradável? Consegue trabalhar bem, com foco e determinação ou não aguenta mais essa rotina?

Para melhorar o seu home office, e dar uma repaginada, vou dar algumas dicas bem simples de decoração, afinal, esse pode ser o novo normal daqui para frente pra muitos profissionais.

⦁ Prefira trabalhar em ambientes claros


A iluminação é muito importante nesse caso. Trabalhar próximo a janelas ou na varanda, com mobiliário adequado, podem ajudar na deficiência de luz que você tenha. Além do mais, trabalhar olhando uma vista externa, traz muito mais fôlego para encarar as longas horas em frente ao computador. Caso isso não seja possível, invista em lâmpadas com boa iluminação ou luminárias de mesa, junto ao computador, para que não ofusquem os seus olhos. Para os locais de trabalho, são indicadas aquelas lâmpadas de cor neutra, nem branca, nem amarela, mais especificamente de 4000K.

 

⦁ Ergonomia é fundamental


Não sei se você já ouviu falar dessa palavrinha, mas com certeza já sentiu falta dela no seu dia-a-dia. Você trabalhou por algum tempo sentado e começou a sentir dor no pescoço, no ombro ou na perna? Então, isso acontece por conta da falta de estrutura e móveis ergonômicos. Ergonomia é um estudo que visa adequar os móveis e ambientes às necessidades das pessoas, para que estas exerçam as suas atividades da melhor maneira possível.

Por isso, é importante ter as medidas adequadas nas mesas, cadeiras e até na tela do computador com móveis que podem ser ajustados. Existem algumas medidas que são padrões, como a profundidade da mesa de trabalho de 50-60cm e a altura da mesa até o chão 65-70 para mulheres e 70-75 para homens. E lembrando, sempre postura ereta na cadeira.

⦁ Plantas sempre ajudam

Ficar no seu local de trabalho, olhando para a parede, nem sempre é muito produtivo, que tal ter um vasinho com plantas?

É comprovado que plantas ajudam na performance das pessoas nos seus locais de trabalho. Além de produzir oxigênio durante o dia, como a babosa, e auxiliar na oxigenação do seu ambiente, algumas ainda podem liberar aromas que acalmam, como a lavanda. E o melhor, ambas são fáceis de cuidar, só precisa de sol e um pouco de água, pois são mais rústicas.

 

⦁ Cores para a concentração

A arquitetura em geral usa muito os estímulos de sensações, para esse caso, podemos explorar as cores para nos ajudar a ter uma boa concentração. Ambientes com tons neutros, os ditos off-whites, que são os tons de branco, bege e cinza claro, são sempre bem vindos, assim, não dispersamos a atenção e mantemos o foco no trabalho.

Para ter um toque personalizado e mais leve, usamos ainda alguns elementos pessoais que vão ser o destaque do ambiente. Além dos tons neutros, uma cor em específico se destaca em estimular a concentração e foco, que é o amarelo escuro, ele estimula o sistema nervoso central a melhorar o intelecto.

Além dessas, existem muitas outras opções de melhoria, essas são somente algumas dicas que nós, arquitetos, usamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas no seu home office. Com essas orientações você mesmo pode renovar, dar aquele up no seu ambiente e também, ter um rendimento no trabalho acima da média que você vinha desempenhando até agora. São mudanças simples que você mesmo pode fazer, até mesmo pra dar uma desestressada da rotina de trabalho.