A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da coordenação da Atenção Primária e Imunização, desde o último dia 11, iniciou uma mobilização de fiscalização e de situação vacinal dos profissionais que trabalham no comércio de Tubarão. A ação foi originada após os últimos casos suspeitos notificados de sarampo no município e o atual cenário no estado. Durante esse período foram 930 pessoas imunizadas, somando mais de 1,6 mil doses aplicadas entre as duas vacinas disponibilizadas.

No trabalho, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os vacinadores orientaram os comerciários sobre o calendário vacinal. No entanto, a Vigilância Sanitária do município e da DIVE só permitem a chamada vacinação extra-muro, ou seja, fora dos consultórios ou postos de saúde, de uma a duas vacinas. Desta forma, em virtude do atual cenário, foram aplicadas as doses da VTV (Sarampo) e contra a febre amarela, já que estamos em período sazonal.

A ação se estendeu até esta sexta-feira (20) e teve um resultado melhor que o esperado. “A ação foi voltada para os adultos, os comerciários. E percebemos que muitas pessoas tinham perdido o comprovante ou que estavam com esquema de vacinação incompleto. Então são nessas ações de intensificação que percebemos a importância desses momentos e que eles trazem resultados muito benéficos para toda a população”, conta a enfermeira da Atenção Básica, Shaiane Salvador.