#Pracegover Foto: na imagem há um idoso sendo vacinado e uma mulher aplicando a vacina. Ele está dentro de um carro
#Pracegover Foto: na imagem há um idoso sendo vacinado e uma mulher aplicando a vacina. Ele está dentro de um carro

A nova etapa de vacinação contra a Covid-19, realizada nesta quarta-feira (17), no estacionamento do Farol Shopping imunizou pouco mais de 530 pessoas com idade entre 85 e 89 anos.

Assim como a etapa anterior, para pessoas com mais de 90 anos e profissionais da área da Saúde com mais de 60 anos ainda na ativa, a vacinação aconteceu no formato drive-thru, mas reuniu um público mais numeroso. Por volta das 7 horas, dezenas de veículos já aguardavam em fila pelo início do evento.

A primeira pessoa a ser vacinada, contudo, foi a pé ao shopping. O senhor José Hercílio Prudêncio, de 88 anos, foi atendido com outros idosos às 9 horas. Pouco depois, começaram a chegar os carros para o atendimento de mais de 30 profissionais na Fundação Municipal de Saúde (FMS) mobilizados para o dia especial.

A alegria de receber a vacina era visível no rosto dos idosos. A vacina mereceu até registro fotográfico feito por muitos familiares como forma de lembrança do momento esperado há tanto tempo.

O prefeito Joares Ponticelli, a exemplo da vacinação de sexta-feira, esteve no estacionamento para prestigiar os trabalhos e cumprimentar os idosos. O diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol coordenou os trabalhos e ressaltou a necessidade de se manter os protocolos de segurança como forma de enfrentar a pandemia.

“Já recebemos cerca de 4 mil doses de vacina, entre a primeira e segunda doses. Vacinamos cerca de 3 mil pessoas no município, estamos evoluindo bastante. Temos nos esforçado, a população está sendo imunizada e aos poucos vamos atingir todos os grupos de risco. É importante ressaltar que mesmo com a vacina precisamos manter os cuidados de sempre, usar álcool gel, evitar aglomerações e fazer uso da máscara de proteção”, destacou Daisson.

As etapas da vacinação em Tubarão

1ª fase: trabalhadores da Saúde, pessoas com deficiência institucionalizadas, idosos com mais de 60 anos que estão em asilos e instituições psiquiátricas.

– Foram vacinadas 100% das pessoas com deficiência institucionalizadas e 55% dos trabalhadores da Saúde.

2ª fase: idosos acima de 60 anos

– Mesmo sem finalizar a primeira fase, foi iniciada a segunda com os idosos a partir dos 90 anos e os idosos de 85 a 89 anos.

3ª fase: pessoas com comorbidades pré-determinadas no informe técnico estadual. Ainda sem previsão de início.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul