Tubarão

Com 6,9 na média de turmas de 1° ao 5° ano do ensino fundamental, Garopaba é o município que conquistou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região. Os dados, divulgados a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), seguem uma escala de “0” a “10” e serve como diagnóstico da qualidade do ensino. As planilhas referentes a 2015 foram publicadas ontem na página do ministério, na Internet.

Nas séries iniciais do ensino fundamental, conquistaram a nota 6,0 ou mais, que é o objetivo do MEC, apenas as cidades de Garopaba, São Martinho, São Ludgero, Armazém, Gravatal, Grão-Pará, Imbituba e Braço do Norte (confira no quadro ao lado). Nas séries finais do ensino fundamental, que compreendem as turmas de 6° ao 9° ano, nenhum município atingiu a média. 

O Ministério divulgou ainda o resultado por estabelecimento de ensino. A Escola Municipal Jandira Luisa da Silva atingiu 7,3 no Ideb, que representa a maior nota da região e a 46ª de Santa Catarina em séries iniciais.

“Tivemos uma queda em 2013 devido à política de progressão automática que foi extinta pelo governo em 2014 e isso fez com que nós pudéssemos subir muito nos anos finais. Mesmo assim, estamos em primeiro lugar no país. Nas séries iniciais, os números são semelhantes aos países desenvolvidos. A preocupação fica por conta do ensino médio, que não teve um bom desempenho”, analisou o secretário de estado da educação, Eduardo Deschamps.