Lojistas apostam no rosa

Jaqueline garante que a cor rosa chama mais a atenção dos clientes  -   Foto:Kalil de Oliveira/Notisul
Jaqueline garante que a cor rosa chama mais a atenção dos clientes - Foto:Kalil de Oliveira/Notisul

Kalil de Oliveira
Tubarão

O rosa é a cor da moda  para o próximo verão e nos últimos dias já transformou a paisagem, os prédios e monumentos públicos, as redes sociais e as vitrines das lojas. Estratégia para chamar a atenção para a prevenção ao câncer nas mulheres, a campanha Outubro Rosa é um dos atrativos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão para a próxima edição do Dia D, neste sábado, quando o comércio estende seu atendimento até as 17 horas.

Jaqueline Bittencourt, 21 anos, que trabalha como vendedora em uma loja de joias e relógios no Centro de Tubarão, diz que principalmente o público feminino sente-se mais interessado pelas vitrines após os laços e outros adereços inseridos junto aos produtos. Para ela, porém, o mais importante é chamar a atenção para a prevenção. "O pessoal que passa em frente à loja percebe que o lojista está junto na campanha e que o objetivo não é só vender, mas ajudar e salvar vidas", avaliou.

Caminhada e Dia das Crianças
Segundo o presidente em exercício da CDL, Harrison Marcon, está prevista uma caminhada com saída às 9 horas da antiga Rodoviária, na avenida Marcolino Martins Cabral, aberta à participação do público em geral. "É importante chamar a atenção para este tema porque existe uma grande chance de recuperação da pessoa com câncer se for diagnosticado com antecedência", valoriza.

Numa promoção da CDL, o Dia D, sempre no segundo sábado de cada mês, tem nesta edição uma programação dirigida também às crianças. "A ideia é atrair a juventude, as crianças, tirá-las de casa de uma forma bem descontraída, descolada", explicou Harrisson sobre a instalação de um ponto de parada de pokemons na praça 7 de Setembro, próximo dos brinquedos que sempre são instalados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), já conhecidos pela garotada nas edições anteriores do projeto.

Da mesma forma, os lojistas ainda criaram um mascote e um concurso para escolher o nome do personagem. Quem participa pelo WhatsApp (48) 9102-6345 pode ganhar R$ 1 mil em vale-compras para o Natal. "Sempre pensamos nessa possibilidade. Até porque será um mascote com a cara da CDL, uma marca para ilustrar as nossas campanhas", ressaltou. Como nas edições anteriores, quem for à região central de Tubarão também poderá descartar seu lixo eletrônico. Desde o início do Dia D, já são mais de 300 toneladas de material recolhido, entre eletrodomésticos até equipamentos de informática e baterias. Os materiais, que não podem ser descartados no lixo doméstico, ajudam a preservar o meio ambiente e gera renda para iniciativas de reciclagem.

Entenda
A iniciativa Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor de rosa a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre outros. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar as mulheres que têm 40 anos ou mais sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano. No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada a essa enfermidade continua elevada, provavelmente porque, apesar da disseminação de informações preventivas, ainda é uma doença diagnosticada em estágios avançados.