Local está a caminho da preservação em Imbituba

Em 2014, as dunas da Ribanceira receberam um abraço simbólico dos moradores   -  Foto:Eduardo Rosa/Divulgação/Notisul
Em 2014, as dunas da Ribanceira receberam um abraço simbólico dos moradores - Foto:Eduardo Rosa/Divulgação/Notisul

Imbituba

O processo de tombamento das dunas da Ribanceira, em Imbituba, foi oficializado nos últimos dias com a publicação no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina. Em poucos dias, o Movimento SOS Dunas da Ribanceira, que durante anos lutou pela preservação do local, comemorou duas vezes. 

No último dia 30, havia se passado dois anos de preservação iminente do lugar, quando os representantes da prefeitura da Cidade Portuária embargaram pela 12ª vez – contando os diversos embargos emitidos por diversos órgãos públicos – a retirada de areia do campo de dunas.

A partir de agora, o processo de tombamento ocorrerá, no qual deverá ainda serem implementadas questões técnicas e jurídicas para a finalização do processo. Entretanto, há um caminho a ser percorrido para a conclusão da iniciativa e a efetivação do tombamento depende do envolvimento e apoio da comunidade, para assim tornar as dunas da Ribanceira patrimônio cultural da cidade.

As dunas da Ribanceira emolduram dois dos melhores picos de esportes de ação da região de Imbituba, como surf, wind surf e kite surf. As praias da Ribanceira e de Ibiraquera também têm como atrativos as ondas constantes e perfeitas, além do vento propício para cada modalidade, as quais são consideradas um dos maiores berçários da Baleia Franca Austral no sul do país.}

Ainda como parte do trâmite do processo de tombamento, nos próximos dias um formulário virtual será divulgado para que a comunidade preencha e explique o que as dunas da Ribanceira representam para cada um, além de entrevistas pontuais com antigos moradores da região.