#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher, uma cadeira, mesa, computador, folhas e um livro
#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher, uma cadeira, mesa, computador, folhas e um livro

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), definiu a lista tríplice a ser enviada ao Governador do Estado, Carlos Moisés, que escolherá um dos nomes para assumir à vaga de Desembargador  destinada ao Quinto Constitucional da advocacia. Compõem a nominata os advogados: Diogo Nicolau Pitsica, 76 votos, Wilson Pereira Júnior, 46 votos, e Carlos Werner Salvalaggio, 46 votos.

A procuradora do município de Tubarão e advogada Patrícia Uliano Effting, alcançou 39 votos e ficou fora da lista tríplice. “Agradeço imensamente os 39 votos recebidos hoje dos desembargadores do Tribunal de Justiça e parabenizo os colegas que passam a compor a lista tríplice. Para mim, foi um grande aprendizado, uma honra participar deste processo e ter contato com membros do Tribunal que tanto admiro”, enfatiza.

Também concorriam à vaga de desembargador os advogados: Romualdo Paulo Marchinhacki, com 36 votos e Tammy Fortunato recebeu 12 votos. Patrícia assegurou que não esta triste pelo resultado, mas feliz pelas conquistas nesta jornada. “Estarei sempre à disposição do Judiciário e da OAB/SC e me manterei firme no propósito de atuar num Tribunal que referendou a minha profissão como advogada e procuradora municipal”, pontua.

O Quinto constitucional é o mecanismo que confere 20% dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores do Ministério Público (MP). Assim, uma de cada cinco vagas nas Cortes de Justiça é reservada para profissionais, que não se submetem a concurso público de provas e títulos. Em um pleito, a Ordem dos Advogados e o Ministério Público, formam uma lista sêxtupla, remetem para os tribunais e estes selecionam três, encaminhando para o Executivo que nomeia um desses nomes. Desta forma, o advogado (a) ou o promotor (a) deixam as suas atividades e iniciam nova carreira, não na condição de juízes de primeiro grau, início da carreira, mas já como desembargador ou ministro, de grau mais alto da magistratura.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul