O Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), foi criado por decreto municipal em 16 de março desse ano, como uma das primeiras providências da Fundação Municipal de Saúde, para combater o coronavírus em nossa cidade.

O objetivo desse setor, onde atuam profissionais de saúde especializados, é tirar dúvidas da população, cadastrar e acompanhar suspeitos de terem a Covid-19, doença pandêmica causada por um novo tipo de coronavírus. As ligações para o COEMS podem ser feitas quando a pessoa possui sintomas ou dúvidas diversas sobre a enfermidade, e tudo que está relacionado a ela. O COEMS realiza cadastro daqueles pacientes que, após avaliação, necessitam ser monitorados pelas equipes, ficando em quarentena em suas residências. Este monitoramento também é feito por WhatsApp.

Nesse final de semana, estão chegando ao COEMS algumas denúncias de ligações recebidas pela população, de pessoas que se dizem do setor, solicitando informações pessoais diversas. Cuidado! Isso pode ser fraude ou golpe.

O COEMS esclarece que só faz contato com pacientes que procuraram o setor, ou fizeram consulta ou exame em alguma unidade ou instituição de saúde no município de Tubarão, apresentando sintomas de Covid-19. O cadastro feito pelos profissionais do COEMS serve como base para controlar o estado de saúde do munícipe. Nesses casos, os atendentes pedem nome, endereço, número de um documento de identidade e informações de saúde. NUNCA pedem nenhuma informação bancária ou financeira do paciente, nem ligam aleatoriamente para os cidadãos.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a Covid-19, o COEMS está disponível todos os dias. A partir da próxima semana de segunda a sexta-feira das 7 às 20h, sábado e feriados das 7 às 17. Aos domingos estará fechado. Os números dos telefones são (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619.