Zahyra Mattar
Tubarão

O ex-prefeito de Grão-Pará e atual chefe de gabinete da presidência da assembléia legislativa, José Nei Ascari (DEM), assume hoje a secretaria de estado de administração. Ele ocupa o cargo de Antonio Marcos Gavazzoni, que passa para a secretaria da fazenda. A solenidade de posse de ambos será às 15 horas, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Ascari foi prefeito pela primeira em 1993, aos 24 anos, na época o mais jovem de Santa Catarina, e cumpriu um segundo mandato entre 2001 e 2004. Ele deixou a prefeitura diretamente para a assembléia legislativa, como chefe de gabinete do presidente Julio Garcia (DEM), função que exerceu nos últimos quatro anos.
Indiscutivelmente um líder político na região sul de Santa Catarina, Ascari viu com surpresa a indicação de seu nome. “Eu não sabia deste trâmite. A administração é um dos centros do governo do estado. Fiquei surpreso, mas extremamente honrado. Também será uma grande responsabilidade, mesmo porque vou ocupar o lugar de um ‘ás’ na administração (refere-se a Gavazzoni). Ele fez um trabalho perfeito e caberá a mim dar continuidade a isso”, elogia.

Ascari ainda não planejou as ações da pasta no próximo ano. “O primeiro passo é continuar o processo de modernização da administração, tornar tudo mais acessível e menos burocrático. A meta central já está na ponta do lápis: mais melhorias com menos recursos”, decreta o Democrata.

Conheça o secretário de estado de administração
José Nei Alberton Ascari nasceu em Grão-Pará, em 21 de novembro de 1967. Casado, pai de dois filhos, é bacharel em direito e reside atualmente em Braço do Norte.
Na política, Ascari sempre foi voz ativa. Na Amurel, ele foi prefeito, por duas vezes, de Grão-Pará. O primeiro foi entre 1993 e 1996, à época, o mais novo de Santa Catarina. Ele tinha apenas 24 anos. O segundo foi entre 2001 e 2004. Ascari foi também presidente da Associação dos Municípios da Região da Laguna (Amurel), entre 1994 e 1995, e membro da diretoria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), entre 1995 e 1996.
Atualmente, ele ocupa a função de presidente do diretório municipal do Democratas em Braço do Norte, é chefe de gabinete da presidência da assembléia legislativa desde o dia 1º de fevereiro de 2005 e secretário executivo do Democratas em Santa Catarina, desde 21 de janeiro deste ano.