#Pracegover foto: na imagem há um lobo-marinho, areia e mar
#Pracegover foto: na imagem há um lobo-marinho, areia e mar

Um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis) foi visto por moradores da praia do Campo Bom, em Jaguaruna nesta sexta-feira (8). O animal está em estado avançado de decomposição e permanece na orla da praia.

De acordo com a equipe do projeto EducaMar, que faz o monitoramento na região, este período é de migração de determinadas espécies de animais marinhos e é comum avistar algumas espécies na região de julho a novembro.

“Lobos e leões (Pinípedes), pinguins de magalhães ( Spheniscus magellanicus), baleias francas e jubartes serão avistados com frequência em nossas regiões. Alguns como os pinguins aportam com vida muito debilitados e necessitam de atendimento médico veterinário, outros já não existe a chance de resgate”, explicam os pesquisadores do projeto.

Eles ressaltam que os animais mortos, dependendo do local onde encalham, não causando problemas para as pessoas do local, devem permanecerem na praia, pois servirão de alimento para a cadeia alimentar de aves e outras espécies do ecossistema costeiro. “O departamento de Meio Ambiente do município faz a avaliação. Se tiver causando problemas para a comunidade, a carcaça fica à disposição do município para sepultamento”, detalham.

A equipe do projeto EducaMar orienta os moradores que encontrarem animal marinho vivo ou morto devem acionar os órgãos responsáveis pelo número: 08006423341 ou 48999845665 e manter sempre a distância do animal.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Folha Regional