Tubarão

Em breve, em Tubarão, a equipe da unidade básica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será instalada junto à corporação dos bombeiros. A mudança promoverá economia de recursos dos cofres públicos.

Os serviços prestados pelo Auto Socorro de Urgência (ASU) do Corpo de Bombeiros e da Samu serão integrados. A prefeitura assinará nos próximos dias o convênio com os bombeiros. O secretário de saúde da prefeitura, Roger Augusto Vieira e Silva, analisa a papelada.
Para a população, a união será vantajosa: evitará o deslocamento de duas viaturas para a mesma ocorrência. E também, por consequência, que alguém fique sem atendimento.

“Já estamos adaptando a nossa sede. Criamos alojamentos e banheiros femininos para receber as equipes com mais conforto”, explica o comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tubarão, major Carlos Moisés da Silva.
Este tipo de atuação não é novidade no estado. Vários municípios catarinenses já firmaram essa parceria. “Isto possibilita a otimização dos esforços e a melhoria dos serviços prestados à população”, salienta o major.

Hoje, a unidade básica do Samu tem 14 funcionários, entre técnicos de enfermagem, motoristas socorristas e administrativo. Parte dos integrantes fez cursos de atendimento básico e sistema de comando e operação com os bombeiros.