A união entre ajudar o meio ambiente e incentivar o reaproveitamento de lixo deu início a um projeto que desde janeiro recolhe bitucas de cigarro deixadas na Praia de Itapirubá, localizada entre os municípios de Imbituba e Laguna, no Sul de Santa Catarina. Os materiais recolhidos são utilizados na confecção de pranchas de surfe.

De acordo com os biólogos que trabalham na iniciativa, cada duas bitucas de cigarro equivale a um litro de esgoto na natureza e esse material demora cerca de cinco anos para decompor. Os participantes do projeto instalaram 30 “bituqueiras” em pontos da praia para o recolhimento dos restos do cigarro.

As bitucas serão instaladas em uma espécie de esteira que será encapada de modo tradicional na montagem de uma prancha. Com a quantidade de bitucas já recolhidas, poderão ser feitos vários protótipos.

Até o final da temporada de Verão, essas pranchas estarão disponíveis nos comércios da região. Quem tiver interesse em surfar com uma delas, poderá pegar emprestada nos pontos que estarão disponibilizando as pranchas nas praias.