Imbituba registrou mais oito casos de covid-19 em menos de 24 horas. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), neste domingo (7). As novas confirmações são provenientes de testes rápidos e também por meio do Laboratório Central do Estado (Lacen). Ao todo, o município registrou 60 confirmações da doença e nenhum óbito.

Os novos casos são monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar. A maioria dos infectados é do sexo feminino (6). Trata-se de uma mulher, de 35 anos, Vila Nova; uma mulher, de 54 anos, Roça Grande; uma mulher, de 36 anos, do bairro Paes Leme; uma mulher, de 39 anos, também do bairro Paes Leme; uma mulher, de 58 anos, do Guaiúba e uma mulher, de 34 anos, do centro. Um homem, de 28 anos, do bairro Nova Brasília e um homem, de 42 anos, também de Nova Brasília.

De acordo com o boletim epidemiológico, o município descartou 419 testes. Ao menos nove pessoas aguardam resultados de exames e 37 pacientes já estão curados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.