A Cia Mafagafos, através do Edital Elisabete Anderle 2021 e em parceria com as Bibliotecas Municipais de Antônio Carlos, Biguaçu e Imbituba, está criando três Bebetecas nos espaços das referidas Bibliotecas. Os eventos de lançamento e inauguração acontecerão ao longo do mês de Agosto de 2022. Imbituba receberá seu ninho de leitura no dia 04 de Agosto, quinta-feira às 18:00 horas, com um evento aberto a toda a comunidade, na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa.

As Bebetecas são espaços criados especialmente para ações de leitura na primeira infância, atendendo desde bebês até crianças por volta de seis anos. Para cada Bebeteca foram adquiridos mobiliário para compor o espaço e um acervo de cerca de 140 livros criteriosamente selecionados. Além da criação dos espaços e aquisição dos acervos, foi realizada uma formação de mediadores de leitura para bibliotecárias e professoras do ensino infantil de cada um dos municípios envolvidos.

A etapa final do projeto é o evento de lançamento, cuja programação contempla visitas e atendimento de turmas do ensino infantil nas Bebetecas, com mediação de leitura e contação de histórias, oficina para adultos e solenidade de inauguração. São objetivos das ações de lançamento: demonstrar as possibilidades de uso do espaço e do acervo em ações de leitura com bebês e crianças pequenas, expandir a parceria das Bibliotecas com as Unidades da Educação Infantil, celebrar a criação e dar ampla divulgação ao novo espaço de leitura, além de envolver a comunidade nas ações de leitura na primeira infância.

A equipe da Biblioteca Pública de Imbituba comemora ansiosa esse momento, “essa é uma oportunidade excepcional para difundir a literatura infantil, estimulando momentos únicos com nossos bebês e crianças de 0 a 6 anos. Nosso acervo agora vai proporcionar novas referências literárias aos pais e educadores. Via Superintendência de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba, desde já agradecemos à Cia Mafagafos pela sensibilidade, que através do Edital Elisabete Anderle 2021 nos presenteia com a Bebeteca e a formação aos nossos educadores. Agradecemos também à Fundação Catarinense de Cultura e ao Governo do Estado de Santa Catarina em fomentar a formação de novos leitores”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Biblioteca Imbituba