#Pracegover Foto: na imagem há sete pessoas, algumas delas com jaleco e um com uma gata nas mãos
#Pracegover Foto: na imagem há sete pessoas, algumas delas com jaleco e um com uma gata nas mãos

O Centro de Bem-estar Animal de Imbituba, neste sábado (8) chegou a marca de duas mil castrações desde a inauguração, em setembro de 2019. Para comemorar a data, 46 gatos (25 fêmeas e 21 machos) foram esterilizados.

A gatinha Luna foi a felina castrada de número 2 mil. “Levando em consideração que cada fêmea pode reproduzir dez filhotes por ano, significa dizer que o projeto municipal, nesse período, evitou o aumento de, aproximadamente 30 mil filhotes, boa parte de rua”, pontuou o médico veterinário Emanuel Matos.

O controle populacional de cães e gatos, além de interferir, positivamente, na redução da quantidade de animais de rua, também diminui a incidência de doenças, de brigas entre os cães e gatos, bem como, favorece a promoção da saúde pública. “Diversas zoonoses são controladas com a redução da população de animais de rua, acumuladores e outros. Essa redução reflete em um menor custo para o Sistema Único de Saúde, que pode despender recursos para outras doenças, inclusive, de maior complexidade”, reforçou o veterinário do município.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Imbituba