‘Hotel de quarentena’ na China desaba e deixa dezenas de pessoas presas

Cerca de 70 pessoas ficaram presas após o desabamento de um hotel que estava sendo usado como uma instalação de quarentena de coronavírus, na cidade chinesa de Quanzhou. Cerca de 35 pessoas foram retiradas dos escombros do Xinjia Hotel, segundo a mídia local.

Vídeos publicados online mostram trabalhadores de emergência vasculhando os destroços do edifício na província de Fujian, no sul da China. Não está claro o que causou o colapso. Ele aconteceu logo após as 19h do horário local.

A mídia estatal chinesa diz que o hotel estava sendo usado como uma instalação de quarentena, para monitorar pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com coronavírus. O hotel foi inaugurado em 2018 e tinha 80 quartos.

Uma mulher disse ao site Beijing News que parentes seus, inclusive sua irmã, estavam em quarentena lá. “Não consigo contatá-los, eles não estão atendendo seus telefones. Estou em quarentena também [em outro hotel] e estou muito preocupada, não sei o que fazer. Eles estavam saudáveis, mediam a temperatura todos os dias e os testes mostraram que tudo estava normal.”

Até sexta-feira (6), a província de Fujian tinha 296 casos de coronavírus confirmados. 10.819 pessoas foram colocadas em observação porque mantiveram contato próximo com alguém infectado. A Organização Mundial da Saúde diz que mais de 101.000 pessoas em todo o mundo já contraíram o vírus. Mais de 3.000 pessoas morreram e a maioria na província chinesa, onde o surto se originou.