As fonaudiólogas Daniela (E) e Pricila atendem em todos os setores do HNSC
As fonaudiólogas Daniela (E) e Pricila atendem em todos os setores do HNSC

 

Tubarão
 
Um serviço especializado e completo de fonoaudiologia é disponibilizado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. O atendimento, realizado pelas fonoaudiólogas Daniela QuediWillig de Quadros e Pricila Rodrigues Borges, abrange todas as unidades de internação, inclusive UTI adulto, UTI neonatal e pediátrica, setor de neurologia e banco de leite humano. 
 
As profissionais atendem pacientes que apresentam alterações na deglutição (disfagia) e/ou enfermidades crônico-degenerativas, como por exemplo tumores cerebrais, doença de Alzheimer ou Parkinson, entre outras doenças que podem afetar a condição nutricional e o estado pulmonar.
O atendimento à beira do leito é feito diariamente. Além disso, são fornecidas orientações para os familiares e/ou cuidadores e os casos são frequentemente discutidos com as equipes médicas e multidisciplinares.
 
O serviço de fonoaudiologia também está presente na maternidade e no alojamento canguru, onde os recém-nascidos com dificuldade em coordenar a sucção, deglutição e respiração são atendidos.