Balneário Camboriú

Um golfinho foi resgatado nesta quinta-feira (20), em Balneário Camboriú. Ele ficou preso em uma rede de pesca. De acordo com os representantes da Secretaria do Meio Ambiente do município (Semam), o animal estava ferido e tinha água no pulmão.

O resgate foi feito no início da tarde, na Praia Central. Conforme o diretor executivo do Instituto Anjos do Mar Brasil (IAMB), Marcelo Assumpção Ulysséa, o golfinho de 1,8 metro estava agitado e muito nervoso devido as ondas. “Com o auxílio de uma moto aquática foi feito o deslocamento até a Barra Sul, onde a água é mais calma e contribui para nosso trabalho”, esclareceu.

O golfinho foi medicado, monitorado e encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha, para se recuperar.

“Foi constatado que ele estava com água no pulmão e com o coração muito acelerado. A equipe de veterinários aplicou um calmante e permaneceu durante horas dentro do mar com o atendimento. Aguardamos a sua recuperação e retorno ao mar em breve”, contou a responsável pelo setor de resgate da Semam, Jhuly Martins.

Participaram da ação a Secretaria do Meio Ambiente, o Instituto Anjos do Mar Brasil, Projeto de Monitoramento de Praias, Controle de Pragas e Tratamentos Fitossanitários, Corpo de Bombeiros e Guarda Ambiental.

Fonte: G1/SC
Foto: Pedro Homrich/Divulgação