#ParaTodosVerem Na foto, o grupo multidisciplinar da força-tarefa abordam moradores de rua em Tubarão
Após aconselhamento dos profissionais que integram a força-tarefa, os moradores em condição de rua aceitaram a ajuda e foram levados para tratamento contra a dependência química - Foto: PMT | Divulgação

Existem muitas reclamações em torno dos moradores de rua em Tubarão. O problema não é novo e a solução é quase impossível, pois a ajuda só pode ser oferecida e não imposta. Todos têm o direito constitucional de ir e vir e noa podem ser forçados a sair de onde estão. Mesmo com dificuldade, uma força-tarefa foi organizada em Tubarão para tentar levar o mínimo de dignidade para estas pessoas e oferecer uma oportunidade de sair da rua. O grupo é composto por profissionais da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria de Serviços Públicos, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Nesta quarta-feira, um resultado positivo foi muito comemorado: dois homens que estavam dormindo na região central da cidade foram abordados pelo grupo multidisciplinar e aceitaram ajuda. Os dois foram levados pela Guarda Municipal a uma comunidade terapêutica em Laguna, onde começarão a trilhar o caminho para vencer o vício das drogas. “Sempre que conseguimos convencer alguém a iniciar um tratamento contra as drogas é uma conquista importante, é o início de uma caminhada de resgate da dignidade da pessoa”, destaca a gerente da FMDS Kelly Botega. 

O grupo passou a atuar de maneira mais intensa há algumas semanas para prestar auxílio e direcionamento às pessoas em situação de rua. Na última semana, por exemplo, outra pessoa aceitou o atendimento social e retornou para Imbituba, sua cidade de origem. Antes disso, um adolescente com registro de desaparecido foi encontrado e reencaminhado para casa. Sob uma das pontes do Centro, outras pessoas em situação de rua foram abordados pelo grupo, também nesta quarta-feira. Eles aceitaram a recomendação da equipe da Fundação Municipal de Saúde e realizaram os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e ainda o da Covid-19. A área embaixo da ponte Prefeito Paulo Osny May, entre outros espaços públicos com lixo descartado pelo público em situação de rua, foi limpa. No total, 800 quilos de resíduos foram recolhidos pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos.

Como ajudar as pessoas em situação de rua
Quem observar alguma pessoa em situação de rua ou em vulnerabilidade social, pode ajudar o município e acionar os serviços sociais para que estas pessoas sejam abordadas. Isso pode ser feito por meio do telefone da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, que é (48) 3906-1036, ou o número de emergência da Guarda Municipal, o 153.

Fonte: Prefeitura de Tubarão

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul