Zahyra Mattar
Imbituba/Laguna

O primeiro feriado após o frio promete aquecer a economia da região. O setor hoteleiro prevê ocupação entre 50% e 70%. É a maior taxa de lotação desde o fim da temporada de verão. “Este é o momento em que os turistas que gostam de praias começam a sair da toca. É época de baleia franca, de conhecer a nossa história. É um tipo de turismo diferente daquele observado na alta temporada”, explica o secretário adjunto de turismo da prefeitura de Laguna, Peterson Crippa.

Além disso, os hotéis e pousadas da região ainda praticam os valores tarifários da baixa temporada, o que atrai ainda mais o turista, especialmente as famílias. “Em Laguna, por exemplo, o desfile de 7 de setembro é feito no centro histórico. Para nós, é algo comum, mas para o turista é algo diferente, especialmente por conta do cenário proporcionado pela arquitetura antiga desta parte da cidade”, avalia Crippa.

A remodelação dos museus e a revitalização da fonte da carioca também são atrativos que chamam a atenção, mesmo daqueles que já conhecem estes locais. Em Imbituba, o segmento turístico também comemora. A projeção do secretário de desenvolvimento econômico e turístico da prefeitura, Antônio Clésio Costa, é que pelo menos três mil pessoas passem pela cidade neste fim de semana prolongado.

“Temos duas empresas que disponibilizam embarcações para a avistagem da baleia franca. Em uma delas, há 300 reservas para o fim de semana. E os mamíferos são as nossas maiores atrações nesta época do ano. Contabilizamos hoje (ontem) uma baleia para cada quilômetro de orla marítima”, comemora Clésio.

Festival da Baleia Franca
Paralelamente a isso, o município organiza o Festival da Baleia Franca. O evento ocorrerá entre os próximos dias 16 e 19 e já movimenta o setor hoteleiro da região central de Imbituba e da praia do Rosa. Muitos dos estabelecimentos disponibilizam pacotes especiais para o evento e já registram intensa procura.