Zahyra Mattar
Laguna

Não foi apenas a temperatura que subiu neste feriado em Santa Catarina. A economia do estado também aqueceu-se com a prévia do verão neste feriado. Enquanto o sol brilha no céu, proprietários de bares, restaurantes, quiosques, hotéis e lojas comemoram os resultados e os lucros.

Em Laguna e Imbituba, a rede hoteleira registrou ocupação de 90% dos leitos disponíveis. Um percentual muito acima do esperado, mesmo com a meteorologia favorável. “Acreditávamos em um aumento bom, mas ficamos surpresos com o movimento, especialmente pela época do ano. As pessoas preferem economizar agora para aproveitar nas festas de fim de ano”, destaca o presidente da Associação dos Bares, Restaurantes e Similares de Laguna e Região, Peterson Crippa.

Além da meteorologia favorável, outro fator contribuiu para o movimento intenso nas praias da região: a transferência da folga do Dia do Servidor Público de quarta para a sexta-feira. “Começamos a receber o turista ainda na sexta e a maioria fica até segunda-feira à tarde. Quem tem um pouco mais de tempo, vai sair de Laguna somente na terça-feira de manhãzinha”, comemora Crippa.

O clima hoje
Quem, por algum motivo, não pode ir à praia ontem, “cozinhou” em uma temperatura de 35ºC em Tubarão. Mesmo depois que o sol foi embora, ainda faziam 22,5ºC na Cidade Azul. Nas praias, o vento e a água ‘geladinha’ amenizaram os 33ºC, registrados às 15 horas de ontem em Laguna, por exemplo.
Hoje, o dia deverá ser de típico de verão, com sol e temperaturas altas. O vento nordeste sopra com intensidade fraca a moderada e aumenta a sensação de aquecimento.
Quem for aproveitar o dia ensolarado deve ficar atento aos cuidados com a pele, já que estão previstos altos índices de radiação solar. É recomendado evitar a exposição ao sol das 10 às 16 horas e o uso de protetor solar.