Wagner da Silva
Braço do Norte

Até domingo, Braço do Norte é o centro das atenções na Amurel. Tudo por conta do início, nesta sexta-feira, de uma das maiores feiras do agronegócio no estado, A Feagro Vale 2009. A feira-festa ocorre no parque de exposições Huberto Oenning, da Expovale. A expectativa é um giro de R$ 15 milhões em negócios. Mas a economia não é somente movimentada dentro do espaço da feira. Hotéis, mercados, restaurantes, postos de combustíveis, entre outros setores, lucram com a chegada dos visitantes.

No caso específico dos hotéis, todos os três estabelecimentos de Braço do Norte estão 100% lotados. A administradora do Rech Hotel, Rosinete Rech Debiasi, comenta que a sua clientela é formada, geralmente, por viajantes. Com a feira, a procura é muito superior aos “dias normais”. “Com a Feagro, não conseguimos atender a demanda”, comemora.

No Costa Nob Hotel, a situação é semelhante. Em outros períodos do ano, o local fica com lotação média de 70%. Há um mês, por conta da Feagro, 100% das vagas já estavam reservadas para todos os dias da feira. O proprietário, Juliano Costa Kuerten, conta que a procura pelas reservas começou há cerca de três meses. “É um evento de grande porte e quem deixou para fazer a reserva para esta semana não encontrou lugar. Por falta de vagas, encaminhamos diversas pessoas para outros hotéis na região. Se houvesse mais dois hotéis na cidade, também estariam lotados”, garante.

A organização da Feagro Vale 2009 espera um público superior a 45 mil visitantes. Durante o dia de hoje e amanhã, as equipes de organização de expositores de animais e da Cidasc passam a receber os animais que serão inspecionados a fim de seguir aos estandes. A partir de hoje, também estarão disponíveis os serviços de lanchonete e restaurante.

Qualidade da feira é
reconhecida nacionalmente

O jornalista José Reinoldo Rosenbrock é um “velho” conhecido da Feagro, em Braço do Norte. Ele acompanhou todas as edições da feira e participa de várias outras em todo o país. Para ele, o maior atrativo é a qualidade genética dos bovinos, tanto do gado de corte como do leiteiro, em especial da raça jersey.
“A Feagro é comentada em todas as feiras do país. Encontramos qualidade genética e sanidade animal invejável. Afinal, Santa Catarina tem o estatus de ser a única área livre de aftosa sem vacinação. São fatores importantes, analisados por criadores de todo o país que pretendem adquirir animais na feira”, confirma.

Muitos animais da raça jersey, em Braço do Norte, foram premiados em grandes feiras nacionais, como a Expointer, realizada no Rio Grande do Sul, e a Feileite, em São Paulo. “A qualidade genética encontrada em Braço do Norte não é verificada em nenhum lugar no mundo. Isso atrai as pessoas do ramo, elas sabem que podem lucrar muito com um animal comprado aqui”, expõe.

Segundo Reinoldo, em proporção territorial, Braço do Norte já é a maior bacia leiteira do estado. “Isso é resultado do trabalho, da organização e visão das pessoas. Por isso que a cada ano o número de visitantes aumenta”, avalia. Outro fator destacado pelo jornalista é a amizade feita ao longo dos anos. A hospitalidade das pessoas do Vale é um dos motivos apontados por ele para sempre retornar à cidade. “Além disso, a organização do evento é um ponto mais que forte. A cidade está no caminho certo”, elogia.