Tubarão

A auxiliar administrativo do Jornal Notisul, Glaucia Almeida Rodrigues, passou por uma cirurgia neste sábado (6) à noite, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Ela foi submetida a um procedimento para a drenagem de um coágulo, que ocorreu por causa do rompimento de uma  Malformação arteriovenosa (MAV). 

Nesta segunda-feira (8), a jovem de 24 anos, passará por mais um procedimento cirúrgico. Conforme a mãe, Ana Paula Almeida, que é vocalista da banda Andorinhas, Glaucia está em coma induzido e continuará desta forma para fazer a próxima cirurgia. “Pedimos muitas orações para que ela possa sair bem e com muita saúde destes procedimentos. Antes ela passará por uma tomografia. Estamos orando a Deus. A Glaucia é uma jovem amada e querida por todos. É um quadro de risco, uma condição rara segundo os médicos, mas estamos confiantes que tudo ficará bem”, acredita Ana Paula.

Malformação arteriovenosa refere-se a uma conexão anormal entre artérias e veias. Diferentes tipos de MAV ocorrem em situações diversas clínicas, incluindo hemangioma infantil (um tumor benigno constituído por células do sangue) e conexões presentes no nascimento entre vasos de maior calibre que capilares (tais como veias ou artérias). Esses casos são conhecidos como MAV de alto fluxo. A forma mais comum de MAV é a de baixo fluxo, em que as conexões anormais estão em uma área com um baixo fluxo sanguíneo, o que significa que o espaço enche e esvazia lentamente.

Embora as MAVs sejam congênitas (presentes no nascimento), geralmente são diagnosticadas em adultos com menos de 40 anos. Na maioria dos casos, não há sintomas e por isso são descobertas por acaso, porém, os sintomas que os pacientes experimentam, ou não, dependem da sua localização. MAVs, por vezes, causam dor intensa ou sangramento e podem levar a outros problemas médicos graves. Elas, podem se manifestar como dores de cabeça (cefaléia), como ocorreu com a auxiliar administrativo do Notisul,  crises convulsivas (ataques epilépticos) ou perda de força em um dos lados do corpo.