Brasília (DF)

Uma pesquisa divulgada ontem pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) indica que 72% dos entrevistados não confiam nos partidos políticos.
O dado faz parte do Barômetro de Confiança, instrumento de análise do grau de credibilidade dos brasileiros nas instituições e órgãos públicos do país, que foi lançado pela AMB.

A cada três meses, a associação realizará o estudo, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No primeiro levantamento, foram ouvidas 1,5 mil pessoas em todo o Brasil, maiores de 18 anos, no período de 29 de maio a 2 de junho de 2008.

Na avaliação do presidente da AMB, Mozart Pires, a primeira pesquisa apresentou resultado preocupante. “É evidente a necessidade de reavaliar a atuação, principalmente dos partidos políticos, que foi a instituição com menor grau de confiança da população”.

Na pesquisa, foram avaliadas 17 instituições. Entre elas, as forças armadas destacaram-se, com um nível de confiança de 79%. Em seguida, vêm a igreja católica (72%) e a Polícia Federal (70%).
Foi incluído também no estudo um levantamento sobre o conhecimento da forma de funcionamento do poder judiciário. Os dados indicam que apenas 8% dos entrevistados afirmam conhecer bem o funcionamento da justiça.