Embora afastado da vida pública há anos por motivos de saúde, o ex-prefeito de Tubarão Genésio Goulart, ainda está na lembrança e no coração dos catarinenses. Conhecido pelo carisma e simplicidade, Genésio sempre foi um político e amigo de todas as horas.

Hoje ele completa 66 anos de idade, e como tem sido todos os anos a data é comemorada ao lado da família e de amigos. 

Aos 53 anos Genésio foi diagnosticado com uma doença degenerativa que afetou sua memória, anos depois ele se afastou da vida política. A esposa Marlene era quem cuidava dele, mas faleceu em dezembro de 2017. Desde então o ex-prefeito tem sido cuidado por enfermeiras durante o dia e fica com o filho Thiago à noite.

Thiago trilhou o mesmo caminho do pai na política e atualmente é vice-presidente da Cergal, que tem como presidente Gelson Bento.

“Sinto muito orgulho por tudo que ele fez por Tubarão e pelo Estado. Todos os lugares que frequentamos a gente só escuta coisa boa sobre ele. É um orgulho ter um pai como ele”, comenta Thiago.

Além de Thiago, Genésio tem mais um filho: Rafael, formado em medicina. E de acordo com o vice-presidente da Cergal, o pai sempre foi um exemplo a ser seguido.

“Ele nos ensinou valores humanos e que mais marcou foi a humildade e educação. Sempre tratou bem as pessoas, não via diferença em ninguém, estava pronto pro que precisasse. Pra ele todo mundo era família”, descreve Thiago. 

Quanto à saúde do ex-prefeito, Thiago conta que Genésio está com todos os exames em dia e sem nenhuma alteração.

“Os exames clínicos são perfeitos. O problema é a memória que apagou”.

Política

Genésio de Souza Goulart nasceu em 10 de abril de 1953 em Laguna (SC). Filho de João Egino Goulart e Maria Souza Goulart, foi casado com Marlene Nunes Goulart e tem como filhos Rafael e Tiago.

Foi deputado estadual mais votado da história de Tubarão, eleito para a 15ª legislatura (2003 — 2007) e reeleito para 16ª legislatura (2007 — 2011).

No Parlamento catarinense presidiu as Comissão de Saúde, de Trabalho e Serviço Público e foi 4º Secretário da Mesa. Iniciou a carreira política em 1992 como vereador pelo PMDB em Tubarão. Em 1996 elegeu-se prefeito, tendo ocupado a presidência da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Participou ativamente das entidades e clubes de serviço, ocupando a presidência de agremiações esportivas, religiosas, Lions Clube, cooperativa agrícola, além de integrar a diretoria da Associação Empresarial de Tubarão (Acit). Foi presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Anita Garibaldi (Cergal), por cinco mandatos consecutivos.

“Genésio foi um marco em Tubarão e região, fez uma revolução na Cergal tenho muito reconhecimento  por tudo que fez por nós”, disse Gelson.