#ParaTodosVerem Na foto, um capelo em cima de um livro. Atrás há uma figura d desfocada do mapa mundi
- Foto ilustrativa | Divulgação

Estão abertas as inscrições e o recadastramento do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), que oferta benefícios entre 25% e 100% do valor total da mensalidade para estudantes que cursam graduação ou pós-graduação. O orçamento inicial do programa para este ano era de R$ 455 milhões. Com esta etapa para este segundo semestre, o Uniedu fechará 2022 com a aplicação de R$ 505 milhões em bolsas de estudos. Esse investimento adicional será destinado para bolsas de pesquisa e extensão, graduação, licenciatura e pós-graduação.

Os recursos são oriundos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). Para participar, o estudante precisa estar matriculado em uma instituição de ensino credenciada. As inscrições para novos cadastros, além da renovação das bolsas vigentes, recadastros, consultas e assinaturas para o segundo semestre devem ser feitas pela internet, no sistema do Uniedu, até o dia 18 de agosto. As instituições têm até 24 de novembro para fazer a concessão das bolsas, ajustes e análise da documentação. De 10 de setembro até 29 de setembro, os estudantes que foram contemplados com bolsas no primeiro semestre de 2022 devem renovar o benefício.

As instituições de ensino têm até 25 de outubro para confirmar as renovações para o segundo semestre. A concessão da bolsa é de inteira responsabilidade da instituição de ensino superior do estudante, que possui uma equipe técnica responsável por elaborar um edital próprio, conferir os documentos apresentados no momento do cadastro e fiscalizar todo este processo. O percentual e a priorização das bolsas são definidos conforme o índice de carência financeira dos estudantes cadastrados no programa, considerando renda familiar, bens em nome da família, despesas com educação e transporte, entre outros.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul