Rafael Andrade e
Carolina Carradore

Tubarão

A torcida brasileira está ansiosa para a estreia da seleção na Copa do Mundo da África do Sul. Daqui a poucas horas, o Brasil enfrenta a Coreia do Norte, na sua primeira batalha pelo Grupo G. O jogo inicia às 15h30min. Costa do Marfim e Portugal completam a chave.

“Vamos reunir amigos, colegas e parentes para curtir juntos os jogos da seleção. O meu coração já está verde e amarelo”, enaltece Ademir da Silva, funcionário do Auto Posto Viana, no centro de Capivari de Baixo.

Como ele, todos os colegas atendem os clientes com a camisa da seleção desde o início do mês passado. Uma faixa de 30 metros de comprimento por 3,5 metros de altura foi esticada em frente ao posto. “Muita gente passa, para, tira algumas fotos e incentiva a torcida pelo hexacampeonato”, conta o proprietário do estabelecimento, Valdo Viana.

E o amor pela seleção para o Brasil em época de Copa do Mundo. É notório. O verde e amarelo enfeita casas e lojas de Tubarão. “Esse clima é contagiante. É um prazer ser brasileiro nesta hora. Pelo menos o futebol nos dá um pouco de orgulho”, observa o aposentado João Costa Hoffman.

Já o autônomo Nestor Martins, 45 anos, resolveu unir o útil ao agradável. Para entrar no clima de Copa do Mundo, ele pintou de verde e amarelo a carrocinha que utiliza para fazer turismo nas ruas de Termas do Gravatal. Nem o cavalo escapou do adereço. Nestor usa como ferramenta de trabalho a carrocinha patriota e leva, ao preço de R$ 5,00, turistas para todo canto de Termas do Gravatal. “Era impossível não decorar a carroça. Estamos torcendo pelo hexa!”, diz o brasileiro, levando a mão no peito.

Horário diferenciado

Em Tubarão, o comércio fecha as portas durante os jogos do Brasil. Hoje, os comerciários poderão torcer pelo Brasil em casa, depois das 15 horas. Quem termina o expediente às 18 horas volta ao trabalho somente amanhã.
Em Imbituba, a prefeitura também mudou o horário de atendimento. Hoje, será das 7 às 13 horas. Já quando o jogo da seleção brasileira ocorrer às 11 horas, como na sexta-feira da próxima semana (contra Portugal), o expediente da prefeitura de Imbituba permanece das 13 às 19 horas.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina também terá horário de expediente especial. Hoje, a sede do TRE e os cartórios eleitorais atuarão ininterruptamente das 8 às 14 horas (o normal é entre 12 e 19 horas). Este horário extraordinário valerá para todos os dias úteis em que houver jogos da seleção às 15h30min. O expediente da Justiça Eleitoral será das 14 às 20 horas, também sem interrupções, quando os jogos da seleção em dias úteis iniciarem às 11 horas. Os servidores que não puderem trabalhar nos horários especiais deverão cumprir o expediente normal.

Os órgãos do governo do estado também alternam horário de funcionamento. Hoje, a secretaria de desenvolvimento regional de Tubarão seguirá o decreto do governador Leonel Pavan: nos jogos realizados às 15h30min, o expediente será das 8 às 14 horas. Quando a partida for às 11 horas, o expediente será das 14 às 20 horas.