Tubarão

Atenção, motoristas! A Guarda Municipal de Tubarão (GMT) inicia nesta terça-feira a operação Calçada Livre. O objetivo é bem simples e há muito reivindicado: devolver aos pedestres o direito de caminharem com segurança em cima das calçadas.
Atualmente, em muitos pontos da cidade, as calçadas foram transformadas em estacionamento. O resultado é que as pessoas precisam caminhar na rua e a consequência é sempre um conflito entre motoristas e pedestres. Isto quando não há acidentes.

A maior parte deste tipo de irregularidade, confirma o diretor da GMT, Adailton do Livramento, é cometida por motociclistas. “Isto fere o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não é justo que idosos, crianças e pessoas com dificuldade de mobilidade não possam utilizar a calçada porque há um carro sobre o passeio público”, justifica o Livramento.

Os motoristas que insistirem em continuar com a prática serão notificados e poderão ter o veículo rebocado. Entre os trechos com maior incidência deste tipo de irregularidade, está o da avenida Marcolino Martins Cabral, ao lado do Hospital Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.

“A administração do hospital já foi comunicada da nova medida e comprometeu-se em alertar os funcionários que costumam deixar os seus veículos estacionados neste ponto. Agora fazemos um apelo para que os usuários do HNSC também fiquem atentos e cumpram as regras de trânsito”, pede o diretor da GMT.