Equipamentos instalados devem solucionar a falta d’água em Imbituba

Imbituba

O desabastecimento de água, ocorrido durante as festas de natal e ano novo em Imbituba, está muito próximo de ser resolvido. Pelo menos, essa é a expectativa do superintendente de saneamento, João Batista Alano. Com um investimento de, aproximadamente, R$ 280 mil, o município instalou esta semana os chamados painéis inversores de frequência, tanto na captação, quanto na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Esses equipamentos têm a função de controlar a velocidade e a potência consumida, por meio de um motor elétrico que fica ligado às bombas de captação de água. Dessa forma, será possível o acionamento de duas bombas ao mesmo tempo, sem que a ETA tenha um desligamento de energia pelo excesso de consumo.

Com os painéis inversores de frequência, Imbituba poderá produzir mais de 16 milhões de litros d’água por dia, praticamente o dobro do que o município necessita para abastecer a população local durante a temporada de verão.

“Acreditamos que, com esses painéis, nós reduziremos os problemas de abastecimento de água. Hoje, com esses inversores de frequência, conseguimos acionar dois motores ao mesmo tempo. Com isso, aumentamos a vazão e a pressão no sistema. Para uma população que recebemos entre natal e ano novo, cerca de 100 mil pessoas, conseguiremos atender normalmente”, afirmou o superintendente de saneamento.

 Entre o dia 30 de dezembro e a primeira semana de 2019, Imbituba sofreu com o desabastecimento de água. Com o número de habitantes triplicado, os reservatórios ficaram, praticamente, vazios. Quase todos os bairros da cidade foram atingidos com a falta d’água. Durante as festas de natal e réveillon, cidade portuária produziu 13,5 milhões de litros de água por dia. Quantidade, 38% maior do que na baixa temporada.