Tubarão

Entidades e pessoas envolvidas no projeto ‘Fomento da agricultura familiar com orgânicos para a merenda escolar’ celebraram ontem, na Sala de Atos da prefeitura, a conquista do prêmio estadual Prefeito Empreendedor. O prefeito Joares Ponticelli recebeu a premiação na categoria Pequenos Negócios no Campo na última semana, e fez questão de dividir a vitória com os parceiros do projeto.

Integraram o projeto a secretaria de Desenvolvimento Econômico com a gerência de Agricultura e o departamento de Turismo, a Fundação Municipal de Educação, agricultores da Cooperazul – cooperativa da agricultura familiar de Tubarão e região que fornece mais de 60% dos produtos servidos na merenda das escolas do município. A iniciativa que visa fortalecer o agronegócio é um dos itens que constam no Plano de Desenvolvimento Tubarão 180º.

Ao agradecer o envolvimento de várias pessoas, Joares fez questão de ressaltar que Tubarão desbancou cidades concorrentes que há anos são referência na produção agrícola.
“O mais importante disso tudo é o compromisso e responsabilidade do produtor com o consumidor, que recebe o melhor produto. Estou muito feliz com esse prêmio, mas o alcance da qualidade da alimentação é o melhor ganho. É muito bom compartilhar esse momento com vocês, que são os atores principais do processo. O prêmio não é do prefeito ou do governo, ele é de toda a cidade. Nós ganhamos juntos”, afirma Joares.

O momento de confraternização da prefeitura com os parceiros se deu em um pequeno café colonial feito com produtos da agricultura familiar da cooperativa participante do projeto vencedor na etapa estadual. A etapa nacional será realizada no próximo mês, em Brasília. Em meio a celebração, prefeitura e Cooperazul ainda assinaram um termo de cessão de uso de um espaço para os agricultores cooperados na unidade tubaronense das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (CEASA).