Os bombeiros de Tubarão já estão preparados para receber as doações.
Os bombeiros de Tubarão já estão preparados para receber as doações.

 

Karen Novochadlo
Tubarão
 
Ajudar os desabrigados e afetados pelas cheias e deslizamentos no Rio de Janeiro converteu-se em uma missão para alguns órgãos catarinenses. Na região, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Corpo de Bombeiros, iniciaram uma campanha de arrecadação de donativos. 
Os integrantes do Corpo de Bombeiros requisitam doações de garrafas de água mineral, material de limpeza e higiene e alimentos não perecíveis. Em Tubarão, uma sala de 50 metros quadrados foi designada para abrigar as doações. A expectativa do responsável pela arrecadação, o tenente Rafael Fortunato Camilo, é que o local fique cheio de donativos. “Se cada pessoa doar um pouco, todas as doações juntas irão auxiliar muitas famílias, que sem dúvida estão precisando”, solidariza-se. Em Santa Catarina,  todas as 94 unidades dos bombeiros estão abertas à solidariedade. 
“No momento, nós iremos recolher somente produtos de necessidade básica. Quem quiser praticar a boa ação basta entregar na corporação”, orienta. 
 
Todas as 103 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Santa Catarina, inclusive a de Tubarão, também receberão doações. Os produtos requisitados são materiais de higiene, de limpeza, alimentos não perecíveis, leite em pó, biscoito, macarrão, sopas desidratadas, colchonetes e cobertores. Toda a arrecadação será encaminhada para a filial da Cruz Vermelha Brasileira em Florianópolis, que encaminhará o material, em forma de kits, para o Rio de Janeiro. 
 
Defesa Civil Estadual e Casan fazem doações
O Departamento de Defesa Civil em Santa Catarina já envia ajuda ao Rio de Janeiro. Um caminhão com roupas de cama, água, materiais de limpeza e higiene pessoal será enviado neste sábado para Petrópolis. Outra carga será mandada para Nova Friburgo e Teresópolis. 
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan)  também fez a sua parte e fez a doação de 60 mil garrafas de 500 ml e mais 150 mil copos com 200 ml de água. Os donativos seguem junto aos produtos disponibilizados pela Defesa Civil Estadual.
 
• Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar da região
Tubarão: Av. Patrício Lima, 804,  Bairro Humaitá;
Capivari de Baixo: Rua José Anastácio Teixeira, 134, Bairro Alvorada;
Braço Do Norte: Rua Osvaldo Westphal, 250, Bairro Centro;
Laguna: Rua Saul Ulyssea, 200, Bairro Mar Grosso;
Imbituba: Av. Manoel Florentino Machado, 62, Bairro Centro;
Garopaba: Rod Sc-434, Km 3, S/N, Bairro Palhocinha.