Tubarão/Laguna

Você já sabe o que fazer nesse final de semana, mas ainda não se programou para o próximo? Que tal embarcar em um passeio de trem pela região e de quebra conhecer as belas cidades de Tubarão e Laguna? As ferrovias, que no século passado transportavam as riquezas produzidas por aqui, atualmente fazem os passageiros sentirem um clima de nostalgia a bordo das locomotivas mais antigas do Brasil.

O trem tem capacidade para 210 lugares por passeio. Para a viagem em Laguna, as passagens nos vagões convencionais custam R$70 por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam. O embarque ocorre às 8h30 no Museu Ferroviário, em Tubarão e retorno às 10h30 na Cidade Portuária.

Segundo o voluntário do Museu Ferroviário, Jefferson Vitorino, o passeio é uma ação cultural e turística do museu, que visa a preservação da memória ferroviária. Ele afirma que o passeio será inesquecível e que é uma ótima opção para a época.

As passagens podem ser adquiridas no Museu Ferroviário ou reservadas por meio do WhatsApp. As pessoas terão a experiência de viajar na locomotiva a vapor sobre os trilhos instalados na região em 1884 e apreciar cenários de montanhas, campos, cidades, praias e lagoas ao longo do trajeto. Passear de trem foi talvez, a maneira mais comum de viagem durante muitos anos, e ainda é em alguns países. Essa prática já não é mais tão popular no Brasil. No entanto, em muitas cidades do Estado e do país são promovidos estes passeios.

De acordo com Vitorino viajar de trem é fazer uma aventura com conforto. Por meio de um passeio de trem, você pode percorrer roteiros que levam a regiões diferentes do Brasil.