A pesquisa de Nelson Fernandes Felipe Júnior (à direita) deve contribuir com o setor portuário do Brasil. O orientador, Márcio Rogério Silveira (esquerda), também participou de visita  - Foto:Divulgação/Notisul
A pesquisa de Nelson Fernandes Felipe Júnior (à direita) deve contribuir com o setor portuário do Brasil. O orientador, Márcio Rogério Silveira (esquerda), também participou de visita - Foto:Divulgação/Notisul

Imbituba

 
O comércio marítimo tem atraído a atenção de estudiosos. Este tipo de mercado tem sido fundamental para a economia do país. Com o intuito de obter mais informações sobre o tema e realizar entrevistas, estudiosos do tema estiveram no Porto de Imbituba. 
 
O doutorando em geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Nelson Fernandes Felipe Júnior e do doutor em geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) Márcio Rogério Silveira foram os visitantes.   
 
A tese desenvolvida por Nelson tem como tema “O Setor Portuário e Marítimo Brasileiro, com ênfase ao estado de São Paulo”. Para poder concluir o estudo, também realizou entrevistas nos portos de Santos, São Sebastião (SP), Paranaguá (PR), Porto Alegre (RS), Itajaí, São Francisco do Sul, Navegantes e Itapoá (SC). 
 
“A pesquisa tem como objetivo geral analisar as novas configurações do transporte marítimo – cabotagem e, principalmente, longo curso – com ênfase ao estado de São Paulo, considerando a dinâmica econômica nacional e internacional nos últimos anos”, revela Nelson.
 
Segundo o pesquisador, a tese vai contribuir com as políticas públicas. Nelson pretende realizar um diagnóstico do setor portuário e do transporte marítimo no Brasil, apontando pontos positivos e negativos.