Na tarde desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu a testagem rápida de 145 pessoas para a detecção de anticorpos da Covid-19. A mobilização ocorreu na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, com o funcionamento de forma segura para profissionais e pacientes, por drive thru. Os resultados gerais, serão copilados e divulgados no boletim desta terça-feira (5).

O grupo testado foi formado por pacientes que estavam em monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde – COEMS, escolhidos através do método de randomização. Esse método significa que a seleção aconteceu de maneira aleatória, fazendo parte dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, como a universalidade aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

“Esse processo é para que todos tenham a mesma chance de poder realizar o teste, já que não possuímos testes para todo mundo. E, também foi realizado em alguns profissionais de saúde do município que foram notificados como casos suspeitos da doença.”, relata a gerente de saúde, Chaiana E. Mendes Marcon.

Em busca de analisar os pacientes suspeitos há algum tempo pelo COEMS, a testagem buscou identificar se houve a presença de anticorpos IgG e IgM, da infecção e da imunidade. “Buscamos verificar alguns pacientes para saber se realmente eles apresentaram a Covid-19 em Tubarão. E se já possuem anticorpos, os que positivarem, para assim serem liberados para as atividades rotineiras”, salienta o diretor-presidente da FMS, Daisson José Trevisol.

 

Como que funciona?

O aparelho possui um espaço, onde é colocado o sangue coletado do paciente. Assim, é adicionado a ele um reagente e, dentro de, no máximo, 10 minutos já é possível ter o resultado. Esse resultado pode ser negativo; positivo para IgM (anticorpo imunoglobulina M) que significa que o paciente está na fase aguda da doença, com possibilidade de transmissão; e positivo para IgG (anticorpo imunoglobulina G) que significa que o paciente já teve a doença e está imune.