A prefeitura de Roma tomou uma atitude incrível tendo em vista a sustentabilidade, cuidado e preservação do nosso planeta através de um projeto onde seus 4,3 milhões de cidadãos poderão trocar suas garrafas plásticas vazias por passagens para usar o serviço de transporte público da cidade.

A iniciativa se chama +Ricicli +Viaggi, em português “+Reciclagem +Viagens“, e tem como objetivo coletar o máximo de garrafas PET para contribuir com o fim do lixo na capital da Itália, que acaba acumulando muito mais durante o verão.

Para o usuário conseguir resgatar sua passagem de graça, ele irá precisar se dirigir em uma das três estações de metrô que realizam a troca, depositar o total de 30 garrafas plásticas na máquina disponibilizada para conseguir os 1,50 € da passagem, pois cada uma delas equivale a 0,05 €, que são 0,20 centavos na nossa moeda.

Todos os créditos resgatados com o descarte das garrafas na máquina de reciclagem e os “ecobonus” são transferidos para aplicativos, como: myCicero e TabNet, que são utilizados para a compra das passagens para trens, metrôs e ônibus.

“Podemos dizer que somos a primeira grande capital europeia a apresentar esse tipo de inovação. Uma máquina que ‘engole’ garrafas plásticas e emite um crédito para comprar passagens. A economia circular é algo fácil de se praticar”, disse a prefeita de Roma, Virginia Raggi, na apresentação da campanha de reciclagem.