Florianópolis

A posse de 23 novos promotores de justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está marcada para 16 de junho, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Os novos membros foram selecionados pelo 40° Concurso de Ingresso na Carreira. Com a posse, o MPSC passará a contar com 473 promotores atuando em defesa da sociedade nas 111 comarcas do Estado.

O concurso iniciou em maio de 2016 com mais de 3,5 mil inscritos. Ao longo deste período, os candidatos passaram por cinco etapas. A primeira delas foi o processo seletivo preambular objetivo, que teve caráter eliminatório e consistiu na aplicação de provas matutinas e vespertinas no estilo de afirmativas verdadeiras ou falsas.

A segunda consistiu no processo seletivo preambular discursivo composto por dois grupos de provas de respostas discursivas, formado por questões teóricas e práticas. Logo em seguida foi realizada, por meio de dinâmicas de grupo, testes psicológicos e entrevista psicológica, a avaliação dos candidatos. O objetivo era analisar a compatibilidade das características psicológicas de cada um com as atribuições do cargo de promotor de justiça.

Na quarta e penúltima etapa, os candidatos passaram pela prova de tribuna, entrevista e prova oral. A prova de Tribuna teve caráter classificatório e consistiu em apresentação oral perante a Comissão de Concurso. Após a Prova de Tribuna, no mesmo dia, os candidato passaram pela entrevista realizada pela Comissão do Concurso.

Entre o dia 27 de março e 5 de abril, os candidatos realizaram a prova oral. A prova de caráter eliminatório abordou 13 temas que foram explicitados no edital.

Os candidatos realizaram, por último, a apresentação de títulos, que foram avaliados pela Comissão de Concurso.