Já estão selecionados os 20 alunos da rede municipal que irão representar Criciúma na Asia International Mathematical Olympiad (Aimo) ou Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia. A prova será em formato online e ocorrerá no próximo domingo (16). A seletiva da Aimo foi realizada neste sábado (8), com a participação de 185 estudantes, do 6º e 9º ano, por meio da plataforma Google Classroom.

A prova seguiu o modelo da olimpíada, com 30 questões em inglês. De acordo com a coordenadora do Clube de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, a avaliação é complexa, pois além de resolver a prova, o aluno precisa traduzir. “Muitas questões são mais diretas, mas teve toda a ansiedade dos estudantes de ser apenas duas horas e de ser online. Essa prova seletiva, além de revelar os 20 alunos, foi essencial para que eles pudessem ter o conhecimento de como é a prova e se preparar para a Aimo”, completou a coordenadora.

Muitos alunos participaram pela primeira vez da classificatória. Os 20 alunos estudam em nove escolas municipais. “Mais uma vez, o nosso município está bem representado fora do Brasil. Os nossos alunos estão abrindo novas portas e novas oportunidades. Os feitos dos últimos anos mostram, que, sim, podemos fazer uma educação pública de qualidade”, frisou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

 

Duas participações

O município já participou duas vezes da olimpíada, sendo a primeira em 2018. Foram três participantes, que conquistaram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. No ano passado, foram nove alunos. Os criciumenses eram os únicos representantes de Santa Catarina na competição, que triunfaram com duas medalhas de prata e quatro de bronze.

 

Sobre a Aimo

Realizada desde 2012, a Aimo é uma competição que pretende estimular o interesse pela Matemática e promover um aprendizado de qualidade. A primeira edição foi em 2012 e conta com a participação anual de mais de dois mil estudantes de 13 países ou regiões do mundo.

 

Lista dos classificados

Confira a lista dos alunos classificados para Aimo deste ano:

1º Luiz Otavio Zapellini Maciel – EMEIEF Padre Ludovico Coccolo

2º Jean Vitor Vieira – EMEIEF Padre Ludovico Coccolo

3º Letícia Schiling de Campos – EMEIEF José Contim Portella

4º Jhoni Cauan Freitas Elias – EMEF DionÍzio Milioli

5º Vinícius Pizzolo Cardoso – EMEF Profª Lili Coelho

6º Giovane Seberino Cardoso Junior – EMEIEF Padre Ludovico Coccolo

7º Pedro Henrique Bispo da Costa – EMEF Jorge da Cunha Carneiro

8º Kailane Minato Fernandes – EMEIEF Professora Maria de Lourdes Carneiro

9º Gabriel da Silva Vergínio – EMEF Hercílio Amante

10º Lucas Melo Francio – EMEF Jorge da Cunha Carneiro

11º Mel Seberino Cardoso – EMEIEF Padre Ludovico Coccolo

12º Eleazar Josué Villamizar Mendez – EMEIEF Pe. Paulo Petruzzellis

13º Pedro de Souza Fontanela – EMEF Hercílio Amante

14º Luigi Ronsani – EMEIEF Serafina Milioli Pescador

15º Nathália da Fontoura De Oliveira – EMEIEF Serafina Milioli Pescador

16º Júlio Cesar da Silva Gonçalves – EMEIEF José Contim Portella

17º Julia Duarte do Amaral – EMEF Hercílio Amante

18º Kayke Henrique de Castro Caraça – EMEIEF José Contim Portella

19º Bárbara Florêncio da Silveira – EMEF Jorge da Cunha Carneiro

20º Álvaro Freitas Tertuliano – EMEIEF Pascoal Meller

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul