O nono debate eleitoral promovido pela Rádio Tubá e pelo Portal Notisul, ocorrido nesta quarta-feira (28), recebeu quatro candidatos à prefeitura de Capivari de Baixo, Cláudio Corrêa (PT), Claudir Bittencourt (PSDB), Expedito Michels (Cidadania) e Vicente Costa (PSL). A Rádio Tubá e o Portal Notisul receberão neste período eleitoral candidatos de 13 cidades da Amurel.

A ação é realizada nos estúdios da rádio e ocorre das 10 às 11h55. O evento é transmitido pela Rádio Tubá AM 730 e também pelas redes sociais. O programa foi divido em quatro blocos, o primeiro com apresentação dos candidatos, o segundo com questionamentos entre eles, o terceiro os prefeituráveis responderam às perguntas realizadas pela produção do programa e no quarto e último bloco foram respondidos os questionamentos feitos pelos ouvintes e internautas. Os encontros têm duração de 1h55. Cada programa dois apresentadores são responsáveis por comandar o debate. Há rodízios de comunicadores.

Perguntado sobre educação, Expedito, pontuou que pretende realizar a implantação do piso no município, mas não basta apenas essa implantação. “Para os servidores veteranos é importante que reconheçamos a sua evolução no quadro de carreiras. Atualmente aquees que iniciaram há pouco possuem os mesmos vencimentos que aqueles que trabalham há mais de 20 anos, por exemplo”, destaca.

Sobre saúde bucal, o candidato à prefeito Claudir respondeu que são nove postos de saúde, mas apenas seis possuem dentista e um técnico. “Precisamos estender esse atendimento para todos os postos. Temos que buscar capacitação dessas pessoas que lá se encontram hoje, assim como capacitar todas as profissões”, expõe.

Questionado sobre polícia investigativa na área de segurança pública, Cláudio respondeu que polícia mais investigativa é da área do governo de Estado. “Precisamos fortalecer a Guarda Municipal, mas precisamos pensar na violência visível que é a doméstica. Mulheres, idosos e crianças estão sendo agredidas. Buscar junto à população informações para enfrentar essa violência. É necessário investir, principalmente nas questões das drogas por meio de campanhas preventivas”, observa.

Vicente respondeu sobre esporte. Para ele, investir em esporte é também investir em saúde. “Além de ser uma alternativa para criança, o esporte é uma alternativa para as pessoas não entrarem no mundo das drogas. É necessário disponibilizar o ginásio para a população fazer uso. Precisamos fazer com que as crianças saiam um pouco das telas, que causam problemas de saúde pública”, assegura.

Devido à pandemia do coronavírus, os candidatos tiveram que permanecer com a máscara durante o debate. O número de pessoas no estúdio foi limitado. Os assessores puderam acessar o local somente nos intervalos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul