Reprodução DN Sul
Reprodução DN Sul

A partir de hoje os eleitores contam uma nova possibilidade de avaliação das propostas dos candidatos às eleições de 2018. A propaganda eleitoral gratuita começa nesta sexta-feira, 31, e vai até o dia 4 de outubro. Os candidatos ao Governo do Estado apresentam seus programas nas segundas, quartas e sextas-feiras junto dos concorrentes ao Senado e à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Já nas terças, quintas e sábados é a vez dos candidatos a presidente da Republica e à Câmara Federal realizarem sua propaganda.

Os programas no primeiro turno terão 25 minutos e serão veiculados duas vezes ao dia: nas rádios a propaganda eleitoral ocorrerá das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Já na TV, o primeiro horário é das 13h às 13h25 e o segundo das 20h30 às 20h55.

Segundo turno

Caso haja segundo turno, a propaganda eleitoral ocorre entre os dias 12 e 26 de outubro. Com este cenário, os programas eleitorais terão dois programas diários, de segunda-feira a sábado, de 20 minutos, sendo 10 para presidente e 10 para governador. Nas rádios, eles irão ao ar das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20. Já na TV, das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50.

Inserções na programação

Além dos programas fixos, as emissoras também reservarão espaço para inserções, que distribuídas ao longo da programação. As inclusões são pequenos programas de 30 ou 60 segundos, veiculados de segunda-feira a domingo, que totalizarão 70 minutos diários no primeiro turno e, no segundo, 25 minutos diários.

Distribuição de tempo

A distribuição do tempo entre os partidos leva em conta os cálculos de proporcionalidade nos termos da Resolução do TSE nº 23.551/2017, e a ordem de transmissão foi determinada por sorteio, durante a elaboração do plano de mídia em reunião com os partidos políticos e emissoras na Sede do TRE-SC. Todas as tabelas referentes ao plano podem ser acessadas no site do Tribunal.

Dos nove candidatos ao Governo de Santa Catarina, Mauro Mariani (MDB) é o que possui o maior tempo. A coligação encabeçada por Mariani terá três minutos e trinta e quatro segundos. Gelson Merisio (PSD) tem o segundo maior tempo de propaganda eleitoral gratuita, seguido por Décio Lima (PT), Leonel Camasão (PSOL), Jesse Pereira (PATRIOTA), Rogério Portanova (REDE), Comandante Carlos Moisés (PSL) e Ângelo Castro (PCO).