Tubarão

Depois de mais de 60 dias de férias, as 31 escolas municipais e os 27 Centros de Educação Infantil (CEIs) de Tubarão, voltaram a funcionar nesta segunda-feira (19). Desde as primeiras horas da manhã, professores e equipes da rede municipal de educação receberam os 6.229 alunos, que estão matriculados no ensino fundamental e na educação infantil.

Das 6.229 vagas, 3.291 referem-se a alunos matriculados no ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 2.938 na Educação Infantil (0 a 5 anos). Neste ano, cerca de 120 novas vagas foram ofertadas nos CEIs. “Estamos construindo e ampliando os Centros de Educação Infantil. Dois centros serão inaugurados neste ano, além disso, outras estruturas que eram do estado foram cedidas para a utilizarmos como unidades de ensino para as crianças. E conseguimos aumentar o número de uma ou duas crianças por sala nestas instituições para atender a demanda”, explica a assessora pedagógica da coordenadoria de ensino e políticas educacionais, Luciana de Amorim.

Atualmente, a rede conta com 323 professores efetivos, 278 estagiários e 367 professores contratados em caráter temporário. As 120 novas vagas oferecidas ocorreram por causa da adaptação das unidades de educação básica, Professora Cristina Ávila Wendhausen, localizada estrada geral da Madre e Padre Paulo Herdt, no KM-63. As duas unidades atendiam alunos do 1º ao 5º ano, do fundamental, na modalidade de classes multisseriadas, na qual o professor trabalha na mesma sala de aula, com várias séries, simultaneamente, atendendo a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

“O ensino era oferecido dessa forma, porque eram poucos alunos, não justificando a abertura de várias turmas”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação,  Mário Cardoso. Os alunos da escola Professora Cristina Ávila Wendhausen foram transferidos para a Escola Estadual Bertoldo Zimmermann, na estrada Geral do Mato Alto e os estudantes da Padre Paulo Herdt foram transferidos para a Escola Municipal Professor Cleto da Silva.

Em Imbituba quase 3 mil alunos retornaram  

Cerca de 2,9 mil alunos da rede municipal de ensino de Imbituba voltaram às aulas nesta segunda-feira (19), quando retomaram seus estudos e encontraram diversas novidades. Reformas e benfeitorias implementadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura em suas escolas.

As 900 crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e os 2 mil estudantes do ensino fundamental foram surpreendidos com importantes reformas estruturais nas escolas. Além de novos materiais didáticos, o início da formação de uma grande Orquestra Municipal Escolar e a implantação de mecanismos que reduzirão a fila para vagas nas creches, bem como permitirão maior acesso a elas.