Passagem inferior de acesso sul a Tubarão teve a última camada asfáltica aplicada nesta sexta-feira.
Passagem inferior de acesso sul a Tubarão teve a última camada asfáltica aplicada nesta sexta-feira.

Tubarão

A Passagem Inferior (PI) de acesso sul a Tubarão, no quilômetro 341 da BR-101 (em frente à Ceconvest), está pronta. A última camada asfáltica foi aplicada nesta sexta-feira. Com isso, as pistas superiores da passagem, concluídas desde outubro, serão liberadas para o tráfego de veículos na próxima semana.

A liberação não era possível porque o trecho de pista de pouco mais de um quilômetros, até o Morro do Formigão, não estava adequado aos novos padrões da rodovia. Com isso pronto, todo o trecho deverá ser liberado e contribuir para que não haja formação de congestionamentos, especialmente no verão e no período de festas.

A PI faz parte do conjunto de quatro obras-de-artes especiais (OAEs) que servirão como acesso à cidade pela BR-101. A estrutura ligará a BR-101 a Tubarão pela rua Silvio Búrigo, no bairro Monte Castelo. As pistas inferiores da PI serão usadas para retorno de veículos e acesso às empresas e aos centros comerciais existentes no local.

Com a liberação das pistas superiores da passagem, as ruas laterais, hoje utilizadas como desvios, ligarão os bairros que margeiam a rodovia sem a necessidade de cruzar a estrada, o que aumenta a segurança aos usuários.

Mais
Além da PI e acesso sul a Tubarão, outros duas estruturas estão liberadas: os viadutos de acesso norte (trevo da Jucasa) e o dos bairros São João-ME e Monte Castelo. O viaduto duplo de acesso ao centro (da avenida Patrício Lima) está em fase final de obras. No momento, é feita a adequação da cabeceira sul. A maior parte dos blocos de EPS (isopor) já está aterrada. As pistas elevadas já foram asfaltadas.