A terceira faixa da BR-282 em Florianópolis, conhecida como Via Expressa, foi liberada em sua totalidade no sentido BR-101 por volta das 15h desta sexta-feira (12), informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O contrato de toda a obra, que inclui a terceira faixa no sentido oposto, vai até setembro, mas o departamento acredita que os trabalhos devem ser concluídos antes do prazo, até julho.

Na sexta-feira passada, uma parte desse trecho, no mesmo sentido, já havia sido liberado para o tráfego. A parte em questão eram os 4,8 quilômetros entre o Viaduto Almirante Tamandaré até a BR-101.

Nesta sexta, foi liberado também o trecho da ponte até o viaduto, totalizando toda a terceira faixa desse sentido, de 5,6 quilômetros.

Após as duas terceiras faixas estarem prontas, será feito o trabalho de última camada de asfalto para nivelamento, conforme o departamento. Por essa razão, a liberação atual do tráfego é considerada provisória pelo Dnit.

Obras

As obras para a terceira faixa da Via Expressa começaram em setembro do ano passado. A construção está orçada em R$ 26 milhões para 5,6 quilômetros de extensão.

Os trabalhos são feitos pela empresa Britagem Vogelsanger, de Joinville, Norte catarinense, que venceu a licitação. Ela tem 12 meses para terminar a obra.