A semana de 11 a 17 de outubro de 2020 já começa com um fim de semana “prolongado” e é recheada de celebrações a crianças, mulheres rurais e professores. Na segunda-feira (12), a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, é homenageada.

O 12 de outubro é dia da Nossa Senhora Aparecida porque, aproximadamente nesta data, em 1717, pescadores encontraram uma imagem da santa nas margens do Rio Paraíba do Sul (em São Paulo). A história da santa é contada nesta matéria da Agência Brasil de 2017 (ano em que a aparição da imagem completou 300 anos) e em reportagem da TV Brasil abaixo:

 

Crianças, mulheres, professores e meninas

No mesmo dia, é celebrado o Dia da Criança. A data, também comemorada pelo comércio, deve, de acordo com previsões do setor, aquecer o comércio eletrônico neste ano de pandemia.

Um dia antes do Dia das Crianças, no dia 11 de outubro, o mundo celebra o Dia das Meninas. A comemoração foi instituída pela ONU em 2011 como forma de promover o direito das meninas.

A semana também é marcada por outras datas como o Dia Internacional das Mulheres Rurais e Dia do Professor, ambas no dia 15 de outubro. A data em homenagem aos professores, foi criada em 1963.

 

Nascimentos, mortes e resgates

A semana também é marcada pelos 85 anos de nascimento do tenor Luciano Pavarotti (dia 12). Na sexta-feira (16), completam 100 anos de morte do compositor cearense Alberto Nepomuceno. Neste ano, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está o homenageando, como mostra essa entrevista do programa Antena MEC.

Ainda nesta semana, o resgate de 33 mineiros da mina San José, no Chile, completa 10 anos. Na época, o Caminhos da Reportagem fez um programa especial sobre a saga vivida pelos mineiros e pela equipe de buscas.

 

Fonte: Agência Brasil

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul