As folhas verdes dançam quando o vento bate e balança os galhos. Não é à toa que quem passa perto, admira e contempla a beleza do patrimônio natural que o município de Tubarão: a Mata Atlântica. O bioma é responsável por garantir a qualidade de vida para mais de 70% da população brasileira e até serviços essenciais dependem dele, como o abastecimento de água, pesca, turismo, agricultura e regulação do clima.

Com o objetivo de preservar um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na Cidade Azul, no perímetro urbano, por meio do Decreto nº 4016 de 05 de junho de 2017, foi criado o Parque Natural Municipal Eng. Marcelo Delpizzo Caneschi. Ele está localizado ao lado da Clínica Arnaldo Bittencourt (popular clínica do Becker), situada no bairro Oficinas.

O projeto foi elaborado pela Amurel e prevê a construção de passarela suspensa, área para caminhada, orquidário, anfiteatro ao ar livre, horta comunitária, parque infantil, área de esportes de aventura e outras áreas destinadas ao lazer, preservação da mata e recuperação da nascente existente no entorno do espaço. Atualmente o parque encontra-se em fase de estruturação.

Várias ações já foram desenvolvidas, tais quais a construção de quiosques, playground e a reforma da casa modelo. Órgão responsável pelo gerenciamento do Parque, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) revela que existem outros objetivos na criação do espaço como manter garantir a preservação e a proteção da fauna e da flora.

São mais de 15 mil espécies de plantas, 2.800 espécies de vertebrados catalogados pela ciência, 298 espécies de mamíferos, 992 espécies de aves, 200 de répteis, 370 de anfíbios e 350 de peixes. Quer conhecer a belíssima área onde é implantado o parque? Agende uma visita pelo telefone 3626-8727. Vamos preservar nosso patrimônio natural. Plante essa ideia!