Jailson Vieira
Tubarão

O Dia de São Francisco de Assis é comemorado neste domingo, 4 de outubro. A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica.

Ele é conhecido como padroeiro dos animais, da natureza e também por ser o santo dos pobres. Em tempos de discussões ecológicas e climáticas, São Francisco de Assis é aquele que ensina a cuidar do ar, terra, dos rios e mares.

“Celebramos o Dia de São Francisco de Assis, o santo da ecologia, da paz mundial, o santo amigo dos animais. São Francisco de Assis, o pobre de Assis, renunciou a tudo, a toda a sua riqueza para entregar-se à pobreza, aos leprosos, para viver uma vida de austeridade, desprendimento e renúncias. Ele contagia o mundo pelo seu amor à natureza, chamava de irmão sol, irmã lua, irmão fogo, irmã terra”, relata o pároco da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus no bairro Passagem, em Tubarão, Edison de Souza Müller.

O sacerdote expõe que para São Francisco tudo era irmão. Isso para falar às pessoas de um conjunto harmonioso que há na criação. O planeta terra vivendo essa harmonia vive bem. “A desarmonização do planeta tem gerado muitos conflitos humanos, ecológicos, ambientais, econômicos e políticos. É preciso resgatar essa ideia comum da criação. Não para simplesmente usufruir da criação, mas sentir-se junto”, destaca.

Para poder manifestar esse amor para toda a criação, o padre Edison realizou neste domingo pela manhã a benção dos animais na Igreja Santa Teresinha. “Em torno de 200 animais foram trazidos e abençoados em nome de São Francisco, para que tenhamos consciência do valor de cada criatura e de cada ser que respire. O salmo bíblico diz: ‘todo ser que respire, ame e louve o senhor’. São Paulo fala que: ‘toda criação geme como que em dores de parto pelo dia da salvação e libertação. Que São Francisco nos ajude e inspire a ter atos corajosos em favor da defesa da vida e da criação da vida do planeta”, enfatiza.

Quem é São Francisco de Assis
Ele nasceu em 1181 na cidade de Assis, na Itália. A família era rica. Mas Francisco fez voto de pobreza. E sempre compartilhou seus ganhos do comércio com os mais pobres. Fundou a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis, que se multiplicou no alto dos montes e no interior das cavernas. Não queria qualquer propriedade ou ganho. Queria sempre servir e ajudar.

São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226. Foi canonizado pelo papa Gregório IX. Na Itália, a Igreja de São Francisco de Assis, na cidade de Assis, foi inaugurada em 1256. No local há um museu em homenagem ao santo. Uma curiosidade é que São Francisco foi quem inspirou Jorge Bergoglio, o papa Francisco, a escolher seu nome papal. Desapego e simplicidade são características fundamentais.

Oração São Francisco de Assis – Para salvar ou encontrar um animal
São Francisco misericordioso. Peço ajuda para salvar, ou encontrar este animal. O nome do bichinho é ‘X’. Com a plenitude de tua compaixão, não permita que ele seja cruelmente tratado, nem que permaneça em cativeiro. Peço ajuda a São Francisco, padroeiro dos animais, que me ajude a salvá-lo (ou encontrá-lo). Em qualquer lugar da terra. Em nome de São Francisco que está presente em toda parte, guia-me com teus olhos, para que possa salvá-lo (ou encontrá-lo). Cuide para que o meu animal esteja a salvo! Que assim seja. Amém.

Oração de São Francisco de Assis
Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul